domingo, 21 de outubro de 2012

FOI-SE O MEU SONHAR!


Caminhando
Sem rumo
Pela cidade
Onde moro
                        No meu bairro
                        Sem capacidade
                        De contestar

O que olho
E vejo
Somente
                                                           Na minha frente
                                                           Nos lados a rodear
                                                           Por todos os meus rumos
                                                           E prumos

Uma floresta
Fria
Sem resta de luz

De concreto indiscreto
De fios trançando no espaço
                                                           De aço

                                                           Sem regaço
                                                           Para a fauna
                                                           Para a flora

                                                           Símbolos
                                                           Do
                                                           Progresso

                                                           Excesso!

                                                           Vejo-me no
                                                           Silêncio frio
                                                           Que fere o meu coração
                                                           Apunhala a minha alma
                                                           Mata-me sem uma canção
           
                                                           Sem a canção
                                                           Dos pássaros
                                                           Afugentados
                                                           Na colisão
                                                           Do presente
                                                           Com o passado


Lembro-me
                                    Chorando
                                    A
                                    Alma
                                    Quente
                                    Que
                                    Implora
                                    A hora

Os cajueirais
Os calangos
Os manguezais
Os gatos trançando nos quintais
O gorjear dos passarinhos

                                     Construíndo
                                     Seus ninhos
                                     Nos troncos do cajueiro

Do o Jumento
A pastar
Na rua de calçamento

Da aranha caranguejeira
Que um dia
Caiu do telhado sem forro
No peito
Do meu pai

                        E foi-se!

                        Foi-se tudo
                        Que guardo na memória!

É difícil ver
Tantos sólidos
Calados
Mal definidos
Fios alados
Construídos
Em todo lugar
Sem organização

E difícil
Não chorar
O verde da cidade

A fauna e a flora
Subtraídos
Sem identidade
Sem respeito
Sem leito a compensar...

Foi-se o meu sonhar!



Alvaro de Oliveira
Fortaleza, 21/10/2012

2 comentários:

  1. Linda e profunda poesia!!!! bela e simplesmente contagiante!!! Ao lê-lá, a sensação de retorno ao passado se faz presente; e como uma máquina do tempo, conseguimos visualizar o momento... Seu sentimento se torna nu...exposto! Linda poesia...bela saudade!!!!
    O saudosismo é bom, mas sem o sofrimento da verdade do não retorno....o retorno está na memória, onde na verdade, está a verdadeira máquina do tempo tão sonhada!
    Refletir sobre o passado, nos faz redesenhar um futuro....FUTURO! Futuro? bem, futuro, enquanto se faz presente!
    Te amo, Pai, e amo muito filosofar contigo!!!! ;)*****

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te abençoe filha! Vc sabe entender o q escrevo... Este passado vivo mas faz lamentar a ação do homem destruindo a natureza... è a única forma q tenho de protestar...bjo...te amo!

    ResponderExcluir